FOLCLORE
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração
para geração. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas
para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à
festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país. Veja algumas lendas, mitos e contos do Brasil:
Boitatá–Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza.
Boto – Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
Curupira – Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
Lobisomem – Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transformar-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontrar pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.
Mula-sem-cabeça – Contam que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.
Saci-Pererê – O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.
Bumba-meu-Boi é uma das manifestações folclóricas brasileiras mais conhecidas e populares. Trata-se de uma espécie de auto que mistura teatro, dança, música e circo. Cantando, conta-se a história da morte e da ressurreição de um boi. A encenação pode ter várias formas, mas o enredo básico conta a história da escrava Catirina (ou Catarina), grávida, que pede ao marido Francisco que mate o boi mais bonito da fazenda porque quer comer a sua língua. Ele atende ao desejo da mulher e é preso pelo seu feitor, que tenta ressuscitar o boi, com a ajuda de curandeiros ou pajés. Quando o animal volta à vida, tudo é festa. Outros personagens podem participar: Bastião, Arlequim, Pastorinha, Turtuqué, o engenheiro, o padre, o médico, o diabo etc, todos quase sempre interpretados por homens, que também fazem os personagens femininos.
Desejam saber mais? Em nosso Cantinho da Leitura Virtual, temos um acervo de livros com o tema Folclore:
Temos também atividades divertidas:
Ou, poderá assistir aos Vídeos disponíveis no YouTube:
*VIDEOS TURMA DO FOLCLORE: LENDAS BRASILEIRAS*
*CURUPIRA*
*BOI BUMBÁ*
*BOITATÁ*
*CUCA*
*BOTO COR DE ROSA*
*SACI PERERÊ*
*IARA*
*MULA SEM CABEÇA*
*CAIPORA*
*LOBISOMEM*
*NEGRINHO DO PASTOREIO*
*VITÓRIA RÉGIA*
*MATINTA PERERA*
Uma boa leitura!
Equipe Manuel Borba Gato
Nenhum comentário:
Postar um comentário